Covid vai ficar e governos devem se adaptar, diz revista científica
A variante ômicron revela a necessidade do mundo conviver com uma doença com um conjunto de desafios em constante mudança, afirma a publicação

Ferreira Gabriel
Publicado em: 11/01/2022 às 11:57 | Atualizado em: 11/01/2022 às 11:57
Em um editorial publicado no domingo (9), a revista científica Nature afirmou que a covid-19 veio para ficar e que países devem decidir como se adaptar ao vírus.
A variante ômicron revela a necessidade do mundo conviver com uma doença com um conjunto de desafios em constante mudança, afirma a publicação.
“Para aqueles que esperavam que 2021 fosse o ano que colocaria a pandemia no passado, foi um lembrete duro de que ainda está muito presente. Em vez de traçar planos para retornar à vida ‘normal’ que conhecíamos antes da pandemia, 2022 é o ano em que o mundo deve aceitar o fato de que o SARS-CoV-2 está aqui para ficar”, diz o texto.
A revista chama atenção ainda para a forma como cada país vai lidar com a pandemia.
“Cada região deve descobrir como equilibrar as mortes, incapacidades e interrupções causadas pelo vírus, com os custos financeiros e sociais das medidas usadas para tentar controlar”.
Nature chama atenção também para boas notícias, como novas vacinas baseadas em proteínas, que podem custar menos e ter requisitos de armazenamento menos rigorosos do que as vacinas de mRNA.
“Enquanto isso, novos medicamentos antivirais, formulados em comprimidos que podem ser facilmente administrados no início da infecção para reduzir a chance de casos graves e mortes, oferecem outra abordagem contra a covid-19”, relata.
Leia mais no Portal ´Poder360
Leia mais
Covid da ômicron explode no mundo e atinge 3 milhões ao dia
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil