CPI da covid jĂ¡ sabe que Bolsonaro recusou 11 ofertas de vacinas
Um dos objetivos da CPI Ă© apontar no relatĂ³rio final o nĂºmero de vezes em que o governo disse nĂ£o Ă Ăºnica soluĂ§Ă£o para prevenir a doença

Publicado em: 27/04/2021 Ă s 10:19 | Atualizado em: 27/04/2021 Ă s 11:54
O governo Jair Bolsonaro recusou onze ofertas formais de fornecimento de vacinas contra o coronavĂrus (covid-19). O mĂ©todo do MinistĂ©rio da SaĂºde para dizer nĂ£o sempre foi o de ignorar as propostas.
O nĂºmero leva em conta apenas os episĂ³dios em que hĂ¡ comprovaĂ§Ă£o documental da omissĂ£o governamental e jĂ¡ Ă© de conhecimento dos senadores que vĂ£o compor a CPI.
O placar deve crescer ao longo das investigações, jĂ¡ que um dos objetivos da comissĂ£o Ă© apontar no relatĂ³rio final o nĂºmero de vezes em que o governo disse nĂ£o Ă Ăºnica soluĂ§Ă£o para prevenir a doença.
Leia mais
Governo pede que ministérios elaborem defesas para a CPI da covid
Das onze recusas conhecidas e que podem ser provadas com documentos, seis sĂ£o referentes Ă Coronavc. HĂ¡ trĂªs ofĂcios assinados pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, oferecendo o imunizante.
Como os documentos nĂ£o tinham resposta, o Butantan realizou trĂªs videoconferĂªncias com integrantes do MinistĂ©rio para fazer a oferta. Nada andou.
Os documentos com as provas da sabotagem do governo Ă Coronavac jĂ¡ estĂ£o separados, aguardando apenas um pedido formal da CPI para serem entregues.
Leia mais no G1.
Foto: GovSP/Fotos PĂºblicas