Ato pela democracia: simbolismo dois anos apĂ³s aĂ§Ă£o golpista
Lula participa de ato histĂ³rico pela democracia, marcando dois anos do ataque aos TrĂªs Poderes e reforçando a defesa das instituições.

Publicado em: 04/01/2025 Ă s 11:58 | Atualizado em: 04/01/2025 Ă s 12:00
Na prĂ³xima quinta-feira (8/1), o presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva participarĂ¡ de um ato em celebraĂ§Ă£o Ă democracia na Praça dos TrĂªs Poderes, em BrasĂlia. O evento, que ocorre dois anos apĂ³s a tentativa de golpe de Estado que resultou na destruiĂ§Ă£o de sedes dos TrĂªs Poderes, ganha contornos histĂ³ricos e simbĂ³licos em um momento de reafirmaĂ§Ă£o das instituições democrĂ¡ticas no Brasil.
Organizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do Distrito Federal, sindicatos e entidades da sociedade civil, o ato começarĂ¡ com a descida de Lula pela rampa do PalĂ¡cio do Planalto, acompanhado de ministros, autoridades do Legislativo e JudiciĂ¡rio, alĂ©m dos comandantes das Forças Armadas.
A presença dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), LuĂs Roberto Barroso, reforça o compromisso conjunto pela defesa da democracia.
Resgate histĂ³rico e investigaĂ§Ă£o
As celebrações na Praça dos TrĂªs Poderes tĂªm como pano de fundo o impacto dos eventos de 8 de janeiro de 2022.
Na ocasiĂ£o, prĂ©dios do Congresso Nacional, do STF e do PalĂ¡cio do Planalto foram depredados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, em um ataque que buscava subverter o resultado das eleições presidenciais.
Ainda mais grave, o relatĂ³rio da PolĂcia Federal (PF) divulgado em novembro do ano passado indicou a participaĂ§Ă£o de Bolsonaro e de membros das Forças Armadas na organizaĂ§Ă£o do plano golpista.
Esse cenĂ¡rio, somado ao atentado de novembro de 2024 contra a estĂ¡tua da Justiça em frente ao STF, mantĂ©m a Praça dos TrĂªs Poderes no centro do debate sobre a segurança institucional.
O simbolismo do ato
Ao reunir representantes dos trĂªs poderes e lideranças civis, o ato desta quinta-feira transcende a solenidade e torna-se um marco de resistĂªncia e memĂ³ria.
A descida da rampa do PalĂ¡cio do Planalto por Lula, ladeado por figuras de destaque no cenĂ¡rio polĂtico e militar, reafirma o compromisso coletivo com os valores democrĂ¡ticos e o fortalecimento das instituições.
Leia mais
Golpistas de Bolsonaro: Braga Netto nega delatar e quer cara a cara com Cid
Mais do que uma celebraĂ§Ă£o, a manifestaĂ§Ă£o Ă© um alerta para o papel contĂnuo da sociedade na preservaĂ§Ă£o da democracia e no combate a ameaças que colocam em risco os pilares do Estado de Direito no Brasil.
Leia mais no Correio Braziliense
Foto: Ricardo Stuckert/PR