Deputado bolsonarista ganha mesma honraria de Drummond e Gilberto Freyre

A medalha será entregue a Daniel Silveira, condenado pelo STF por ataques à Corte, em razão do Bicentenário da Independência

Silveira coloca tornozeleira após determinação de multa e bloqueio no BC

Publicado em: 01/07/2022 às 15:14 | Atualizado em: 01/07/2022 às 18:26

O deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ) vai receber nesta sexta-feira, (1º), a medalha da Ordem do Mérito do Livro. A honraria é concedida pela Biblioteca Nacional a personalidades que contribuíram com a literatura brasileira.

Entregue a nomes como o poeta Carlos Drummond de Andrade, a medalha será entregue ao bolsonarista, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ataques à corte, em razão do Bicentenário da Independência.

A cerimônia de entrega das medalhas deve ocorrer nesta sexta, e deve contar com a presença do ex-secretário de Cultura Mário Frias e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. A informação foi antecipada pela colunista do jornal Folha de S.Paulo Mônica Bergamo.

O escritor e poeta Marco Lucchesi seria um dos homenageados pela Biblioteca Nacional, no entanto, decidiu recusar a medalha ao ser informado de que a honraria seria concedida aos aliados do presidente.

“Se eu aceitasse a medalha seria referendar Bolsonaro, que disse preferir um clube ou estande de tiro a uma biblioteca. Agradeço, mas não posso aceitar”, diz.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão por ameaças e incitação à violência contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Foram dez votos a favor da condenação, oito deles seguindo integralmente o voto do relator, o ministro Alexandre de Moraes. Apenas Kassio Nunes Marques votou pela absolvição do deputado.

Menos de 24 horas depois da decisão, Bolsonaro saiu em defesa do bolsonarista e editou um inédito decreto concedendo perdão da pena imposta por dez dos 11 ministros da corte.

Leia mais na Folha de S. Paulo

Leia mais

PGR pede que STF cancele tudo que há contra Daniel Silveira

Foto: