Deputado do PT aciona STF por compras de imĂ³veis dos Bolsonaro

Chamando o comportamento de "escandaloso", o parlamentar insiste que o STF intime a PGR a iniciar processo investigatĂ³rio

Publicado em: 01/09/2022 Ă s 20:17 | Atualizado em: 01/09/2022 Ă s 20:17

O deputado federal e lĂ­der do PT na CĂ¢mara, Reginaldo Lopes, entrou no STF com denĂºncia contra a famĂ­lia Bolsonaro por compra de imĂ³veis em dinheiro vivo. O documento exige investigaĂ§Ă£o e apuraĂ§Ă£o de maneira a confirmar ou negar as acusações.

De acordo com a investigaĂ§Ă£o jornalĂ­stica do UOL, repetidamente citada no processo, o presidente e sua famĂ­lia negociaram 107 imĂ³veis desde 1990 – com metade dessas operações feitas total ou parcialmente com dinheiro vivo, em espĂ©cie.

Chamando o comportamento de “escandaloso”, Lopes insiste que o STF intime a PGR (Procuradoria-Geral da RepĂºblica) a iniciar processo investigatĂ³rio.

O deputado federal utiliza os artigos 9º e 10 da Lei nº 8.429, de 1992, para explicar a representaĂ§Ă£o – afirmando que as ações, em tese, do presidente e de seus filhos, Eduardo, deputado federal, e FlĂ¡vio, senador, caracterizam improbidade administrativa.

“As transações imobiliĂ¡rias atĂ­picas, em cenĂ¡rio caracterĂ­stico de ocultaĂ§Ă£o patrimonial ou branqueamento de capitais, caracteriza, ainda, […], em tese, prĂ¡tica de improbidade administrativa”, escreve o lĂ­der da minoria.

O levantamento do UOL, segundo o polĂ­tico, tambĂ©m sinaliza ocorrĂªncias de peculato, corrupĂ§Ă£o passiva e “ocultaĂ§Ă£o de bens, direitos e valores”, quando unidas a outras investigações envolvendo a famĂ­lia Bolsonaro, especialmente a de “rachadinha”.

AlĂ©m disso, Reginaldo Lopes acusa o presidente de cometer delito de “OrganizaĂ§Ă£o Criminosa”.

Leia mais no UOL

Leia mais

Ex de Bolsonaro rebaixa valor de mansĂ£o e diz ao TSE que agora Ă© dona

Foto: Rafael Carvalho/DivulgaĂ§Ă£o