Deputados bolsonaristas estão na mira da PF sobre atos golpistas
Os parlamentares são investigados por organizarem juntos atos antidemocráticos

Ferreira Gabriel
Publicado em: 15/12/2022 às 14:46 | Atualizado em: 15/12/2022 às 14:46
Dois deputados estaduais estão entre os alvos dos 100 mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal nesta quinta-feira (15).
Ambos dos Espírito Santo, Carlos Von (DC) e Capitão Assumção (PL) se destacam por serem dois alvos com mandatos eletivos.
No entanto, os parlamentares que atualmente estão unidos no apoio ao presidente Jair Bolsonaro, tiveram trajetórias políticas diferentes antes de serem investigados juntos por organizar atos antidemocráticos após o resultado das eleições. Os dois não foram presos, mas terão que utilizar tornozeleira eletrônica.
Com uma postura mais radical, Capitão Assumção tem questionado o resultado das eleições e feito diversos ataques à atuação dos ministros do STF em suas contas nas redes sociais. Ele, que teve seus perfis oficiais bloqueados por decisão do Supremo em julho, segue em novas contas publicando vídeos regularmente.
“Repitam comigo: O STF deu um golpe de Estado. Depois da “diplomação”, foram todos a festa de samba na casa do advogado KayKai e junto o diplomado LARÁPIO. Foram festejar o golpe na Democracia. #OLadraoNaoVaiSubirARampa”, publicou, há dois dias, numa publicação no Twitter.
Na maioria das postagens ele aparece usando o uniforme de gala da PM, corporação que integra desde 1983.
Já Carlos Von iniciou sua carreira política em 2012, quando concorreu a prefeito de Guarapaí (ES), sua cidade natal, pelo Partido Social Liberal (PSL). Ao todo, já tentou o cargo três vezes, sem sucesso. Teve passagens ainda pelo Partido Social Democrático (PSD) e Avante antes de se filiar ao Democracia Cristã, seu atual partido.
Ele, que não se reelegeu como deputado no último pleito, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) à inelegibilidade por oito anos, a contar a partir de 2020, por abuso de poder econômico. Ainda cabe recurso.
Em suas redes, o deputado só tem cinco posts favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro, todos publicados após o fim de sua campanha eleitora. Grande parte de suas postagens são críticas à prefeitura de Guaraparí e ao governo do estado.
A proximidade e admiração pelo companheiro de Assembleia Legislativa Capitão Assumção também foi registrada em suas redes. Em publicação de abril, o parlamentar homenageou o correligionário por seu aniversário e o chamou de ‘exemplo de coragem ‘.
Leia mais na matéria de Fernanda Alves e Patrik Camporez em O Globo
Leia mais
PF cumpre 100 mandados de busca e apreensão de golpistas
Foto: Reprodução