Desembargador do TRF-1 é alvo da PF por venda de sentenças
O juiz, suspeito de vender sentenças judiciais a traficantes, pode pegar atĂ© 12 anos de prisĂ£o

Publicado em: 14/03/2023 Ă s 17:35 | Atualizado em: 14/03/2023 Ă s 17:53
O desembargador federal CĂ¢ndido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1ª RegiĂ£o (TRF-1), em BrasĂlia, e o filho, o advogado Ravik de Barros Bello Ribeiro, sĂ£o investigados na “OperaĂ§Ă£o Habeas Pater”, deflagrada nesta terça-feira (14) pela PolĂcia Federal.
O magistrado é suspeito de vender sentenças judiciais a traficantes.
De acordo com o G1, em nota, o gabinete de CĂ¢ndido Ribeiro disse que a operaĂ§Ă£o corre em sigilo e que o desembargador nĂ£o tem nada a declarar.
CĂ¢ndido Ribeiro Ă© natural de SĂ£o LuĂs, no MaranhĂ£o, e foi nomeado juiz do TRF-1 em 1996, “apĂ³s ter sido indicado, em lista trĂplice, por merecimento”, conforme o site do tribunal.
Entre 2014 e 2016, foi presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª RegiĂ£o.
JĂ¡ Ravik Ă© sĂ³cio de um escritĂ³rio de advocacia na capital. De acordo com o site do escritĂ³rio, o advogado tem inscrições ativas no DF, Rio de Janeiro e MaranhĂ£o.
Ele tambĂ©m foi servidor concursado do MinistĂ©rio do Desenvolvimento Social e Combate Ă Fome e do INSS; trabalhou como assistente Parlamentar no Senado; e foi representante do governo no Conselho de Recursos da PrevidĂªncia Social.
A operaĂ§Ă£o desta terça combate possĂveis crimes de corrupĂ§Ă£o ativa e passiva, e cumpre nove mandados de busca e apreensĂ£o, determinados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Pai e filho podem responder pelos crimes citados acima e, se condenados, ficar presos por até 12 anos.
Leia mais no G1.
Foto: ReproduĂ§Ă£o/ CNJ