Desemprego cai de 12,7% para 12% no trimestre, aponta IBGE

Publicado em: 31/07/2019 Ă s 14:16 | Atualizado em: 31/07/2019 Ă s 14:16
A taxa de desocupaĂ§Ă£o no Brasil, no trimestre encerrado em junho de 2019, ficou em 12%, o que significa uma reduĂ§Ă£o de 0,7 ponto percentual em relaĂ§Ă£o ao trimestre anterior. No perĂodo anterior (janeiro, fevereiro e março), a taxa tinha ficado em 12,7%.
TambĂ©m houve queda na subutilizaĂ§Ă£o de mĂ£o de obra. No perĂodo encerrado em junho, a taxa de subutilizaĂ§Ă£o foi 24,8%.
No trimestre anterior, essa taxa chegou a 25%. No ano passado, no trimestre finalizado em junho, as taxas de desocupaĂ§Ă£o e subutilizaĂ§Ă£o foram respectivamente 12,4% e 25,5%.
Os dados, publicados na AgĂªncia Brasil, sĂ£o da Pesquisa Nacional por Amostra de DomicĂlio – ContĂnua (Pnad ContĂnua), divulgada, nesta quarta-feira (31), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĂstica (IBGE).
HĂ¡ 12,8 milhões de pessoas sem trabalho no paĂs e 28,4 milhões que trabalham menos horas do que poderiam.
O rendimento real habitual apresentou queda de 1,3%, caindo de R$ 2.321 no primeiro trimestre do ano para R$ 2.290 na Ăºltima mediĂ§Ă£o.
O nĂºmero de desalentados – pessoas que desistiram de procurar trabalho – se manteve recorde no percentual da força de trabalho, com 4,4%, o que soma 4,9 milhões.
Leia mais:
Em quatro anos, 23,3 milhões voltam para abaixo da linha da pobreza
Foto:Â Handson Chagas/Secom-MA