Marcio Furtado, ex-superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e pré-candidato à Câmara pelo partido de Jair Bolsonaro, o PL, divulga pesquisas, que chama de “tendências eleitorais”, em que Bolsonaro está 20 pontos à frente de Lula da Silva (PT), números bem diferentes dos apurados pelos institutos de pesquisa.
No último dia 13, Furtado divulgou em redes sociais uma “tendência eleitoral” em que Bolsonaro tinha 45%, ante 22% de Lula.
No mês anterior, em um post curtido pelo senador Flávio Bolsonaro, ele apontou que o presidente vencia o petista por 43% a 22%.
Os levantamentos feitos por institutos de pesquisa profissionais e com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram um cenário bem diverso.
Na última semana, o Datafolha aferiu Lula com 48% e Bolsonaro, com 27%. O Ipespe apontou Lula com 45%, ante 34% do presidente.
Leia mais
Segundo o bolsonarista, a “metodologia” inclui análise de votos de parlamentares, redes sociais dos candidatos e análise de eventos presenciais regionais. E nenhuma entrevista com eleitores.
“Eu não faço entrevista com ninguém, não faço enquete, não pergunto voto pra Maria e depois coloco na minha planilha… Basicamente, do cidadão, eu pego os eventos que Bolsonaro vai, os eventos que Lula vai e monitoro proporcionalmente se tem engajamento”, disse em um vídeo na semana passada.
Marcio Furtado criticou todos os institutos de pesquisa e afirmou que embasa seus números por meio de um programa de computador que criou no ano passado.
“Pesquisas são ferramentas que em 2022 não são razoáveis para analisar o cenário eleitoral. Eu não uso pesquisas. Muitas são manipuladas e outras erram bastante”, disse, sem apresentar provas.
Leia mais no Metrópoles .
Foto: Reprodução