Dnit tem novos diretores, BR-163 é prioridade e 319 nem citada

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 14/01/2019 às 23:43 | Atualizado em: 14/01/2019 às 23:43
Sete novos diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foram empossados nesta segunda, dia 14, com uma mudança: não precisaram passar por sabatina no Senado.
Isso acontecia desde 2001, exigência que acabou com a medida provisória de reestruturação do governo editada no dia 1º de janeiro pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PSL).
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, defendeu a mudança afirmando que não afeta a transparência do Dnit. Segundo ele, as sabatinas não impediram o órgão de ser alvo de atos de corrupção.
“O Dnit não é uma agência reguladora, os diretores não têm mandato, eles podem ser substituídos a qualquer tempo. É um órgão que se submete ao controle externo”, afirmou.
Leia mais
Amazonas volta a ser subordinado ao Grão-Pará
Obras prioritárias
Já empossado, o novo diretor-geral do Dnit, Antônio Leite Filho, afirmou que o volume de recursos do Dnit não permitirá grandes metas de ampliação da malha rodoviária.
Ele disse que a prioridade será a manutenção das rodovias já existentes. Como a BR-163, que liga Cuiabá a Santarém, sobre a qual o diretor afirmou que é prioridade a conclusão da pavimentação.
A BR-319, que interliga Manaus e Porto Velho, não foi citada.
Leia matéria completa de O Globo.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil