E começa o conclave!

Cardeais entram em isolamento no Vaticano antes de eleger o sucessor de Francisco.

Publicado em: 06/05/2025 Ă s 17:04 | Atualizado em: 06/05/2025 Ă s 17:04

Os cardeais começaram nesta terça-feira (6) a se instalar na residĂªncia de Santa Marta e em prĂ©dios vizinhos no Vaticano, onde ficarĂ£o isolados durante o conclave que elegerĂ¡ o novo papa.

O processo, que começa oficialmente na quarta-feira (7), envolve 133 cardeais com menos de 80 anos. A partir das 15h (10h de BrasĂ­lia), sinais de telefonia e internet serĂ£o cortados para garantir total sigilo.

Praça de SĂ£o Pedro

Na Praça de SĂ£o Pedro, milhares acompanharĂ£o atentos a chaminĂ© da Capela Sistina, aguardando a fumaça branca que anunciarĂ¡ o prĂ³ximo lĂ­der dos 1,4 bilhĂ£o de catĂ³licos. Vale lembrar que eleições anteriores, como as de Bento XVI e Francisco, duraram dois dias, mas, desta vez, analistas esperam um processo mais longo em 2025, jĂ¡ que este Ă© o conclave mais internacional da histĂ³ria, com cardeais de 70 paĂ­ses.

PreparaĂ§Ă£o e estrutura

Para garantir o conforto dos participantes, alĂ©m de Santa Marta, a organizaĂ§Ă£o preparou um edifĂ­cio vizinho. Por sua vez, Francisco escolheu viver nesta residĂªncia, que oferece quartos com banheiro privativo e padrĂ£o hoteleiro; quanto Ă  alocaĂ§Ă£o, os responsĂ¡veis distribuĂ­ram os quartos por sorteio.

AlĂ©m disso, funcionĂ¡rios de apoio, como mĂ©dicos e ascensoristas, tambĂ©m prestaram juramento de sigilo, sob pena de excomunhĂ£o.

Nas reuniões preparatĂ³rias, os cardeais discutiram temas como finanças, escĂ¢ndalos de abusos e o perfil esperado do novo papa. As discussões servem de base para as votações finais, que ocorrerĂ£o na Capela Sistina.

Leia na íntegra em IstoÉ.

Leia mais

Foto: Vatican Media/AFP