Durante o período em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) residiu nos Estados Unidos, seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), tomou a iniciativa de abrir uma empresa no estado do Texas. Essa empresa, chamada Braz Global Holding LLC, foi estabelecida em 18 de março deste ano e contou com a parceria de outros brasileiros ligados à propagação de notícias falsas no Brasil, os quais demonstraram apoio aos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro e tiveram envolvimento com o governo do pai.
Essas revelações surgiram a partir de uma investigação conduzida em conjunto pelo UOL, Agência Pública e Clip (Centro Latinoamericano de Investigação Jornalística) ao longo dos últimos cinco meses.
A sociedade formada por Eduardo Bolsonaro inclui o influenciador Paulo Generoso, conhecido por disseminar informações falsas e por apoiar os atos golpistas mencionados anteriormente, bem como o ex-secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura no governo Bolsonaro, André Porciúncula. Generoso registrou a empresa no endereço de sua residência, localizada em Arlington.
Investigação revela que a empresa de cursos e marketing fundada por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem sede no mesmo endereço de uma loja que comercializa objetos com mensagens golpistas e falsas.
Além disso, há conexões entre as empresas e ex-assessores parlamentares do deputado. A informação é de Juliana Dal Piva , Alice Maciel e Laura Scofield, da Agência Pública , e publicada no UOL.
Eduardo Bolsonaro, deputado federal pelo PL-SP, está no centro de uma investigação que revela conexões perturbadoras entre sua empresa de cursos e marketing e uma loja que vende produtos com mensagens golpistas.
Empresa de cursos e marketing
No ano passado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) fundou uma empresa de cursos e marketing, que teve um lucro expressivo de pelo menos R$ 600 mil em apenas quatro meses, de acordo com sua declaração à Justiça Eleitoral. A empresa, chamada Eduardo Bolsonaro Cursos Ltda, teve sua sede transferida para um novo endereço em Caçapava, interior de São Paulo, onde chamou a atenção por estar localizada no mesmo lugar de uma loja que vende objetos com mensagens golpistas e falsas.
Conexões e associações
A empresa de cursos de Eduardo Bolsonaro está registrada no mesmo endereço que a Camisetas Opressoras, uma loja conhecida por vender canecas e adesivos com o slogan golpista “Brazil was stolen”. Além disso, as duas empresas têm conexões com ex-assessores parlamentares do deputado. Lucimar Claudina dos Santos, secretária parlamentar do gabinete de Eduardo, foi responsável pelo registro da empresa de cursos.
Já a loja Camisetas Opressoras pertence à esposa de Wilker Delkerson Amaral, ex-assessor de Eduardo Bolsonaro na Câmara dos Deputados.
Lucro e ampliação de mercado
A Eduardo Bolsonaro Cursos Ltda teve um crescimento significativo em seu escopo de atuação. Além dos cursos e marketing, a empresa passou a vender suvenires, como canecas, cadernos e calendários, direcionados à militância bolsonarista por meio do site Bolsonaro Store. Essa diversificação coincidiu com a mudança da sede da empresa para Caçapava e a ampliação de suas atividades.
Aproximação com a loja Camisetas Opressoras
Eduardo Bolsonaro não possui oficialmente nenhuma conexão com a loja Camisetas Opressoras. No entanto, há evidências de uma relação próxima entre o deputado e a loja. Eduardo já divulgou produtos da loja em suas redes sociais e deixou autógrafos, fez fotos e gravou vídeos dos produtos durante uma visita ao local. Apesar disso, a loja afirma que Eduardo não recebe nenhum valor pelos serviços de garoto propaganda.
Cursos e palestrantes controversos
Os cursos oferecidos pela empresa de Eduardo Bolsonaro têm levantado polêmicas. Além de serem acusados de espalhar fake news e desinformação, alguns dos palestrantes convidados para ministrar as aulas são figuras conhecidas do bolsonarismo, como Olavo de Carvalho e Allan dos Santos. As aulas abordam temas como política, ideologia de gênero, segurança pública e combate à corrupção, sempre com uma perspectiva alinhada ao pensamento do grupo político liderado pela família Bolsonaro.
Livros e comissões
Eduardo Bolsonaro também lucra com a venda de livros relacionados aos temas abordados em seus cursos. Durante as aulas, os palestrantes indicam obras que podem ser adquiridas na Livraria Eduardo Bolsonaro, uma rede de livrarias virtuais gerenciadas pelo deputado. Essa estratégia garante um fluxo constante de comissões para Eduardo e seus parceiros.
Lei mais