Emergência em saúde é declarada em território ianomâmi

Crianças e idosos em estado grave de saúde, com desnutrição grave, além de muitos casos de malária, infecção respiratória aguda e outros agravos.

Comissão do Senado Emergência em saúde é declarada em território ianomâmi

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 21/01/2023 às 11:59 | Atualizado em: 21/01/2023 às 11:59

 O Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para combate à desassistência sanitária dos povos que vivem no território ianomâmi, em Roraima.

Segundo o jornal Estado de Minas, a portaria foi publicada na noite dessa sexta-feira (20) em edição extra do Diário Oficial da União.

Ainda de acordo com a publicação, a pasta também instalou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE – Ianomâmi).

Com isso, estará sob responsabilidade da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), e anunciou o envio imediato de cestas básicas, insumos e medicamentos.

Além disso, o comitê será o responsável por coordenar as medidas a serem empregadas durante o estado de emergência.

Por exemplo, a mobilização de recursos para o restabelecimento dos serviços de saúde e a articulação com os gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde.

A princípio, desde a última segunda-feira (16), equipes do Ministério da Saúde se encontram no território indígena oanomâmi. A região tem mais de 30,4 mil habitantes.

“O grupo se deparou com crianças e idosos em estado grave de saúde, com desnutrição grave, além de muitos casos de malária, infecção respiratória aguda (IRA) e outros agravos”, informou a pasta.

Leia mais no Estado de Minas.

Leia mais

Em vingança, garimpeiros incendeiam UBS dos ianomâmis

Foto: Leonardo Prado/Secom/PGR