Empresas gaúchas deixam saldo de 11 mil demitidos

gauchas

Publicado em: 03/07/2019 às 12:37 | Atualizado em: 03/07/2019 às 12:37

Somente no mês de maio, 11.207 pessoas foram demitidas de empresas no Rio Grande do Sul. O estado é líder em demissões com carteira assinada no Brasil. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia.

Segundo o site Brasil de Fato, cerca de 480 empregados da unidade da fabricação de louças Deca, da empresa Duratex, em São Leopoldo, foram demitidos sem aviso prévio.

Já em Palmeira das Missões, a empresa Nestlé encerrou as atividades da fábrica no município com demissão de 18 funcionários. A Nestlé chegou a ter 70 funcionários fixos, com o passar do tempo teve sua mão de obra reduzida aos 18 funcionários.

Para agravar a situação dos trabalhadores e o momento  econômico que vive o estado, a empresa Paquetá, que tem 74 anos de atuação na produção de calçados, com sede em Sapiranga, pediu recuperação judicial no último dia 24 de junho, a dívida da companhia é de R$ 638,5 milhões.

De acordo com o BdF, a reforma trabalhista de 2017 é apontada pelos representante sindicalistas locais como um agravante da situação.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a taxa de desemprego encerrou o trimestre de março a maio em 12, 3%. O número de pessoas desempregadas no Brasil é de 13 milhões.

Leia reportagem no site Brasil de Fato.

 

 

Leia mais:

Ministério da Economia registra pior maio para empregos em três anos

 

 

Foto: Fabrice Coffrini/AFP