O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) 2023 é: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Segundo a CNN Brasil, a informação, que já circula nas redes sociais, foi confirmada neste domingo (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Hoje, os estudantes realizam provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
Já no próximo domingo (12), segunda etapa do exame, serão propostas questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.
A prova do Enem divide seu conteúdo em quatro áreas do conhecimento com 45 questões de múltipla escolha para cada área, além de uma redação.
São 90 questões no primeiro dia, e 90 questões no segundo dia de provas.
Dessa maneira, é importante atentar ao modelo de redação, que é dissertativo-argumentativo. Ou seja, o texto pode ser anulado caso fuja desse formato.
O candidato não pode, por exemplo, escrever um poema na redação ou qualquer formato que fuja da proposta.
Textos de apoio, chamados de textos “motivadores”, ajudam o candidato a embasar argumentos para começar a escrever a redação em cerca de 30 linhas, com uma proposta de intervenção, uma espécie de sugestão de solução para o problema (que respeite os direitos humanos).
Tanto as respostas das questões objetivas quanto o texto da redação devem ser preenchidos com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Leia mais em CNN Brasil .
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil