Estados Unidos deportam 30 crianças brasileiras para o Haiti
Além dos brasileiros deportados, 182 crianças chilenas estão na mesma condição. Os pais ficaram desesperados quando souberam do destino do filhos

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 28/09/2021 às 19:31 | Atualizado em: 28/09/2021 às 19:31
Os Estados Unidos deportaram 30 crianças brasileiras para o Haiti em meio à grave crise de migração que levou cerca de 15 mil haitianos à cidade texana de Del Rio, na fronteira com o México, nos últimos dias.
A informação foi dada à BBC News Brasil pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), braço da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicada ao monitoramento do fluxo migratório ao redor do mundo.
As crianças brasileiras têm, em sua maioria, até três anos de idade e estavam acompanhadas pelos pais haitianos, com quem fizeram a jornada para sair do Brasil e atravessar as Américas do Sul e Central até chegar à divisa entre México e Estados Unidos há pouco mais de uma semana.
Desde que a crise estourou, cerca de 3,5 mil pessoas já foram embarcadas em voos americanos para Porto Príncipe, a capital haitiana.
Ao descobrir para onde tinham sido levados, alguns haitianos reagiram com indignação e revolta e tentaram voltar à aeronave dos EUA.
Leia mais na BBC Brasil
Foto: WOAI/reprodução de vídeo