Ex-ministro fez força-tarefa para importar cloroquina da Índia
Após Bolsonaro anunciar "possível cura" da covid, Ernesto Araújo mobilizou o corpo diplomático brasileiro para importação de cloroquina

Ferreira Gabriel
Publicado em: 10/05/2021 às 10:15 | Atualizado em: 10/05/2021 às 10:16
A reportagem da Folha de S. Paulo desta segunda-feira (10), realiza denúncia contra o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Ele depõe à CPI da Covid-19 na próxima quinta-feira (13).
Conforme a matéria, o ex-chanceler realizou força-tarefa no Itamaraty para pressionar a Índia para enviar ao Brasil várias cargas de cloroquina. O presidente Jair Bolsonaro é defensor do uso do medicamento contra Covid-19. No entanto, não há comprovação científica contra a doença. Além disso, pode causar sérios efeitos colaterais.
De acordo com a Folha de S. Paulo, Ernesto Araújo, disparou “inúmeros telegramas” e mobilizou o aparato diplomático do Brasil para obter a cloroquina após o anúncio de “possível cura”. Este, portanto, foi feito pelo presidente da República em 21 de março do ano passado pelas redes sociais.
Assim que o presidente deu o sinal pelas redes sociais, o ex-ministro pediu aos diplomatas para que tentassem “sensibilizar o governo indiano para a urgência da liberação da exportação dos bens encomendados”. Ou seja, a cloroquina para uso contra a doença no Brasil.
Leia mais no site da Revista Fórum
Leia mais
General e ‘Capitã Cloroquina’ são denunciados na comissão de ética
Foto: Itamaraty