Ex-senador petista do AM conta bastidores da política em livro

O livro já está na fase se revisão gráfica e editorial e deve ser encaminhado à impressão ainda no começo de fevereiro

João Pedro, ex-senador da República

Publicado em: 18/01/2022 às 14:24 | Atualizado em: 18/01/2022 às 14:44

O ex-senador João Pedro Gonçalves (PT-AM) vai lançar em março o livro Nossas Utopias (Valer), uma revisita à história contemporânea da esquerda amazonense e brasileira, por meio de episódios vividos por ele  e outras personagens de proa dos movimentos sociais e políticos.

O livro já está na fase de revisão gráfica e editorial e deve ser encaminhado à impressão ainda no começo de fevereiro.

O ex-senador disse que a sua intenção é a de registrar momentos importantes e decisivos que ele viveu como protagonista ou coadjuvante no desenrolar da história política e social do Amazonas nos últimos quarenta anos.

Leia mais

Petistas querem que João Pedro dispute o governo do Amazonas

A obra está organizada em capítulos que vão desde a sua participação no movimento estudantil, nas décadas de 1970 e 1980, passa pela atuação no parlamento municipal e estadual, até a Caravana da Cidadania  (também conhecida como Caravana das Águas), a viagem de campanha do ex-presidente entre Manaus (AM) e Belém (PA), em 1994.

O autor também escolheu ao menos duas dezenas de fotografias que registram os momentos históricos abordados, resultado de pesquisa em seu acervo particular e na imprensa.

Em narrativa direta e franca com o leitor, João Pedro, expõe testemunhos de acontecimentos marcantes da cidade de Manaus e do Brasil até agora desconhecidos da maioria da população.

Para João Pedro, essas revelações podem ajudar na injeção de ânimo pela militância política de esquerda, tão necessária neste momento em que a democracia brasileira está ameaçada.

“A juventude precisa conhecer a história, também, por quem a viveu. A história não é monopólio de ninguém. O que eu vivi, eu posso contar com a segurança de quem esteve lá onde os fatos estavam acontecendo”, explica.

Leia mais no Amazon Amazônia.

Foto: Divulgação