Cobrada explicação do pedido de Bolsonaro aos EUA contra Lula

O pedido foi feito em encontro dos presidentes na Cúpula das Américas

Ferreira Gabriel

Publicado em: 14/06/2022 às 09:45 | Atualizado em: 14/06/2022 às 09:46

O pedido de ajuda do presidente Jair Bolsonaro (PL) em reunião com o norte-americano Joe Biden para vencer Lula nas eleições é alvo de cobrança.

O deputado federal Leo de Brito (PT-AC) protocolou hoje na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados requerimento para que o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, seja convocado a dar explicações.

O encontro foi durante visita do presidente brasileiro aos EUA para participar da Cúpula das Américas.

“Em 12 de junho de 2022, o UOL divulgou que o presidente Jair Bolsonaro pediu ajuda ao presidente Biden contra Lula nas eleições. Segundo a matéria, o pedido foi feito durante uma reunião privada que os dois tiveram na última quinta-feira 9 de junho, segundo informações da agência de notícias Bloomberg”, diz o petista.

No requerimento, o congressista lembra que o colunista do UOL Jamil Chade confirmou com duas fontes da diplomacia brasileira o pedido feito por Bolsonaro a Biden.

Segundo as reportagens, Biden falou sobre a importância de preservar a integridade do processo eleitoral do Brasil e, ao receber o pedido de ajuda de Bolsonaro, mudou o assunto da conversa.

Em entrevista coletiva, Bolsonaro disse que “mudou” de opinião a respeito de Biden, ao ser questionado a respeito dessa reunião privada.

Ele afirmou ainda que o encontro serviu como uma espécie de “reaproximação” com o atual presidente dos EUA e disse também que irá se encontrar com o ex-presidente Donald Trump. “Conversei com ele essa semana e convidei como sempre. Ele quer, dois meses antes da eleição, encontrar comigo aqui ou lá”, disse.

Leia mais no UOL

Leia mais

Bolsonaro confessa cagaço de ser preso se Lula ganhar eleição

Foto: Alan Santos/PR