Exportações de peixe no Brasil crescem 89% no primeiro trimestre
Nesse perĂodo, o paĂs exportou 3.900 toneladas, com destaque para o tambaqui, pacu e tilĂ¡pia.

Publicado em: 23/04/2025 Ă s 17:05 | Atualizado em: 23/04/2025 Ă s 17:05
No primeiro trimestre de 2025, o Brasil alcançou um recorde nas exportações de peixe, com mais de 3.900 toneladas enviadas ao exterior, um aumento de 89% em relaĂ§Ă£o ao mesmo perĂodo de 2024.
Os dados sĂ£o do Informativo ComĂ©rcio Exterior da Piscicultura, publicado a cada trĂªs meses pela Embrapa Pesca e Aquicultura em parceria com a AssociaĂ§Ă£o Brasileira da Piscicultura ( Peixe BR ).
O faturamento tambĂ©m disparou, subindo 112% para US$ 18,5 milhões. A tilĂ¡pia segue sendo a principal espĂ©cie, com 92% das exportações, gerando quase US$ 17 milhões. CurimatĂ¡, tambaqui e pacu representam os outros 8%.
Os Estados Unidos continuam sendo o maior destino, com 88% das exportações brasileiras de peixe, seguidos pelo Peru com 7%. Entre os produtos, o filĂ© de tilĂ¡pia fresco ou refrigerado foi o mais exportado, mas apresentou uma queda de 7% no preço mĂ©dio.
Segundo Manoel Pedroza, pesquisador da Embrapa, a queda nos preços pode ser reflexo de uma estabilizaĂ§Ă£o do mercado norte-americano apĂ³s altas sucessivas em 2024, reduzindo a demanda.
A tendĂªncia de crescimento das exportações de tilĂ¡pia estĂ¡ ligada ao aumento da produĂ§Ă£o no Brasil e Ă saturaĂ§Ă£o do mercado interno, tornando as exportações mais atrativas.
O Brasil Ă© agora o terceiro maior fornecedor de tilĂ¡pia aos Estados Unidos, apĂ³s Taiwan e China. O governo brasileiro e diversas instituições, como a ApexBrasil (AgĂªncia Brasileira de PromoĂ§Ă£o de Exportações e Investimentos) tĂªm sido essenciais nesse processo de crescimento.
Apesar da alta concorrĂªncia asiĂ¡tica, o Brasil busca ampliar mercados, com foco no CanadĂ¡ e AmĂ©rica do Sul, alĂ©m de diversificar as espĂ©cies exportadas.
Leia na Ăntegra em AgĂªncia Gov.
Leia mais
AmazĂ´nia: no TapajĂ³s, descobertos dois peixes cascudos e perigosos
Foto: divulgaĂ§Ă£o/Sepror