Fake News disparados por Bolsonaro agravaram pandemia no Brasil
As informaรงรตes fazem parte do "Relatรณrio Global de Expressรฃo 2021", com dados de 161 paรญses

Diamantino Junior
Publicado em: 29/07/2021 ร s 14:09 | Atualizado em: 29/07/2021 ร s 14:09
Um relatรณrio da organizaรงรฃo nรฃo-governamental Artigo 19, com escritรณrio em noves paรญses, inclusive o Brasil, mostra que o presidente Jair Bolsonaro emitiu 1.682 declaraรงรตes falsas ou enganosas em 2020, ou seja, mais de quatro por dia.
O documento tambรฉm aponta ataques de Bolsonaro ร imprensa e mostra uma queda no nรญvel de liberdade de expressรฃo no mundo em geral e no Brasil: o paรญs obteve apenas 52 pontos numa escala que vai de 0 a 100.ย
O รญndice รฉ o mais baixo registrado pelo Brasil desde 2010, quando comeรงou a ser calculado pela ONG.
As informaรงรตes fazem parte do “Relatรณrio Global de Expressรฃo 2021”, com dados de 161 paรญses.
De acordo com o documento da ONG, que atua na defesa da liberdade de expressรฃo e acesso a informaรงรฃo, as declaraรงรตes falsas ou enganosas de Bolsonaro contribuรญram para a aumentar o nรบmero de casos de covid-19.
A Artigo 19 tambรฉm fez crรญticas ร falta de transparรชncia nos nรบmeros da pandemia em alguns paรญses, entre eles o Brasil.
“Em outros casos, a desinformaรงรฃo vem de indivรญduos que ocupam posiรงรตes relevantes โ atรฉ mesmo chefes de governo, como Jair Bolsonaro โ geralmente por meio de contas pessoais, em vez de oficiais, nas redes sociais. Esses indivรญduos isolados podem ter um grande impacto na disseminaรงรฃo da desinformaรงรฃo. O presidente dos Estados Unidos [Donald Trump, que estava no cargo em 2020] foi provavelmente o maior impulsionador da ‘infodemia’ de informaรงรตes errรดneas sobre a COVID-19 em lรญngua inglesa”, diz trecho do relatรณrio.
Leia mais
STF reage a fake news de Bolsonaro sobre gestรฃo na pandemia
O documento destacou algumas falas de Bolsonaro, como chamar a covid-19 de “gripezinha”, enquanto “promove discursos antivacinas e anti-isolamento, piorando as taxas de infecรงรฃo e causando uma crise de informaรงรฃo com discursos altamente polarizados”.
Desde janeiro de 2019, quando assumiu o cargo e ainda nรฃo havia pandemia, Bolsonaro fez 2.187 declaraรงรตes falsas ou distorcidas.
O problema da desinformaรงรฃo nรฃo se limitou ao Brasil, tendo se espalhado rapidamente nas redes sociais e aplicativos de mensagens de vรกrios cantos do planeta.
O tipo mais perigoso, diz o relatรณrio, “tem sido as teorias de conspiraรงรฃo sobre minorias รฉtnicas que espalham a doenรงa e o discurso de รณdio, traduzidas em discriminaรงรฃo e violรชncia no mundo real, remรฉdios caseiros espรบrios para a prevenรงรฃo ou cura do vรญrus e propaganda โ tanto por autoridades polรญticas nacionais quanto estrangeiras”.
Ataques ร imprensa
O levantamento aponta ainda 464 declaraรงรตes pรบblicas de Bolsonaro, seus ministros ou assessores prรณximos atacando ou deslegitimando jornalistas. “Essas atitudes influenciam as autoridades locais e se manifestam em atitudes, assรฉdio e aรงรตes judiciais contra jornalistas. Esse nรญvel de agressรฃo pรบblica nรฃo era visto desde o fim da ditadura militar. A crescente hostilidade social contra jornalistas e seus efeitos desencorajadores nรฃo devem ser subestimados”, diz o relatรณrio.
Alรฉm disso, houve 254 violaรงรตes no Brasil contra jornalistas e comunicadores em 2020, das quais 123 perpetradas por agentes pรบblicos e 20 constituindo casos graves, como homicรญdios, tentativas de homicรญdio e ameaรงas de morte.
Leia mais no O Globo
Foto: divulgaรงรฃo