Financiadores da invasão golpista são de onde Bolsonaro venceu eleição

O financiamento ocorreu a partir do aluguel de ônibus que levaram bolsonaristas radicais a Brasília

Instituto Afro Origem Amazonas repudia atos terroristas contra o Estado democrático

Publicado em: 10/01/2023 às 16:18 | Atualizado em: 10/01/2023 às 16:18

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse hoje que as investigações chegaram a empresários de setores que financiaram os atos golpistas.

Esse financiamento ocorreu a partir do aluguel de ônibus que levaram bolsonaristas radicais a Brasília —as caravanas ofereciam viagens gratuitas ao DF nas redes sociais.

“Nós temos uma investigação em curso, que vai ter vários desdobramentos. Nestes investimentos, já foram identificados os primeiros financiadores, sobretudo aqueles relativos aos ônibus, aqueles que organizaram o transporte, que contrataram os ônibus. Estas pessoas estão todas identificadas.”

Sem revelar a identidade dos empresários identificados, Dino apontou a origem e os ramos de atuação: Os financiadores são de estados do Sul e Centro-Oeste, regiões em que Bolsonaro venceu Lula; Eles são empresários do comércio local, agronegócio e CACs (colecionadores de armas, atiradores desportivos e caçadores) –que também compõem a base de apoio do ex-presidente.

Segundo Dino, os próximos passos da investigação são: Indenização pelos danos; Abrir ação penal; Apontar outros financiadores.

Leia mais na matéria de Felipe Pereira e Lola Ferreira no UOL

Leia mais

Moraes lembra a golpistas que estão presos e não em colônia de férias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil