Geddel não fala, mas PF investiga R$ 51 milhões no apartamento dele

Publicado em: 06/09/2017 às 19:33 | Atualizado em: 06/09/2017 às 19:33

O superintendente da Polícia Federal na Bahia, Daniel Madruga, informou, nesta quarta (6), que os R$ 51 milhões encontrados, ontem, em um apartamento de Salvador e atribuídos ao ex-ministro Geddel Vieira Lima foram depositados em juízo, para que seja investigada a procedência das cédulas.

“O dinheiro, após contabilizado, foi depositado na Caixa Econômica Federal, numa conta vinculada ao processo. Importante destacar que possuir e ter o dinheiro, por si só, não é crime. Essa investigação, que está em curso em Brasília, vai apurar se a origem do dinheiro é ou não lícita”, destacou Madruga.

No despacho do juiz federal Wallisney Oliveira, as investigações atribuem os valores a fraudes na liberação de créditos na Caixa Econômica Federal, entre os anos de 2011 e 2013, período em que Geddel era vice-presidente de Pessoa Jurídica da empresa federal.

O superintendente da PF disse, ainda, que os agentes policiais, que cumpriram o mandado de busca e apreensão no apartamento no bairro da Graça, ficaram “surpresos” com o conteúdo das malas e caixas e com a quantidade de dinheiro.

 

“Os policiais, quando entraram no apartamento, ficaram surpresos, porque esperavam encontrar caixas com documentos e na verdade se depararam com caixas e malas de dinheiros. Foi uma surpresa muito grande”, relatou o Superintendente.

Além disso, ele disse que, pela quantidade de cédulas encontradas, foi preciso o serviço de uma empresa transportadora de valores, que utilizou oito máquinas para contar o dinheiro, com o auxílio de onze funcionários.

A contagem, segundo ele, durou cerca de 12 horas.

Passadas mais de 24 horas desde a apreensão do dinheiro atribuído a Geddel, a defesa do ex-ministro ainda não se manifestou.

Geddel cumpre prisão domiciliar em Salvador, no apartamento onde mora com a família.

Atualmente, ele não utiliza tornozeleira eletrônica, porque o estado da Bahia não possui o equipamento.

A Secretaria de Administração Penitenciária estadual informou que até 20 de setembro os aparelhos de monitoramento adquiridos devem chegar a Salvador.

Fonte: Agência Brasil

 

Foto: Aratu online e PF