Governo autoriza uso de recursos em funeral de beneficiário do Suas

A medida atualiza a normativa do Ministério da Cidadania sobre recursos emergenciais para a área social durante a pandemia do coronavírus

De cada 5 casos, dois deram coronavírus só após morte do paciente

Mariane Veiga

Publicado em: 08/06/2020 às 18:19 | Atualizado em: 08/06/2020 às 18:29

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, autorizou nesta segunda (8) o uso de recursos federais repassados à assistência social de municípios.

Conforme o governo, a ideia é apoiar funerais de famílias beneficiárias de programas do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Dessa forma, a autorização atualiza a normativa do Ministério sobre recursos emergenciais para a área durante a pandemia do coronavírus.

Ao todo, o programa recebeu R$ 2,5 bilhões para a “oferta de apoio aos usuários do SUAS que tiveram perda de seus entes em decorrência do coronavírus”, diz o texto publicado.

No entanto, o uso será permitido “desde que não haja regramento específico para garantir serviço funerário gratuito e que a situação referente à pandemia extrapole o orçamento local previsto para auxílio funeral no âmbito da política de assistência social”.

Em outra alteração, o Ministério da Cidadania determinou que esses recursos não podem ser usados para repasse direto a pessoas físicas.

Leia no portal da CNN Brasil

 

Leia mais

Ministério da Saúde corrige erros de mortes por coronavírus

 

Foto: Reprodução/redes sociais