Guedes tem nova debandada com saída de técnicos do orçamento de 2022

Cinco membros da Economia devem sair nos prĂ³ximos dias

Paulo Guedes testa positivo para Covid

Publicado em: 21/01/2022 Ă s 10:28 | Atualizado em: 21/01/2022 Ă s 10:28

Paulo Guedes terĂ¡ que lidar com a troca de dois nomes na engrenagem do MinistĂ©rio da Economia. Isso ocorre em meio ao cabo de guerra das Ăºltimas semanas atĂ© a sanĂ§Ă£o do Orçamento deste ano, nesta sexta-feira (21).

O subsecretĂ¡rio de assuntos fiscais da Secretaria de Orçamento Federal, Luiz Guilherme Pinto Henriques, e o subsecretĂ¡rio de gestĂ£o orçamentĂ¡ria, MĂ¡rcio Luiz de Albuquerque Oliveira, jĂ¡ entregaram seus pedidos de exoneraĂ§Ă£o.

Com a sanĂ§Ă£o do Orçamento, a expectativa Ă© a de que a saĂ­da deles seja oficializada no DiĂ¡rio Oficial nos prĂ³ximos dias.

Henriques e Oliveira participaram ativamente da elaboraĂ§Ă£o do orçamento deste ano, inclusive nas negociações com parlamentares, e segundo interlocutores diziam estar cansados das batalhas, muitas delas perdidas. 

O primeiro chefiava a Ă¡rea que administra o pagamento de precatĂ³rios e tambĂ©m os gastos com a folha de pagamentos, dois dos itens mais espinhosos do atual orçamento.

Nas discussões das Ăºltimas semanas, o time de Guedes alegou que o relator do Orçamento, Hugo Leal (PSD-RJ), subestimou em cerca de R$ 3 bilhões as despesas obrigatĂ³rias com o pagamento de pessoal e defendeu o corte em emendas parlamentares para compensar. 

JĂ¡ Oliveira pilotava a elaboraĂ§Ă£o dos chamados crĂ©ditos suplementares ou extraordinĂ¡rios, instrumentos que remanejam verbas dentro do Orçamento. Com a publicaĂ§Ă£o de um decreto de Jair Bolsonaro, na semana passada, esse trabalho passarĂ¡ pelo crivo da Casa Civil. 

Os pedidos de exoneraĂ§Ă£o foram entregues no mĂªs passado. Henriques estĂ¡ de fĂ©rias e nĂ£o volta para a funĂ§Ă£o. Alegou motivos pessoais e vai se licenciar para fazer mestrado. JĂ¡ Oliveira abdicou do cargo de chefia mas seguirĂ¡ nos quadros do ministĂ©rio. FĂ¡bio Pontes, outro funcionĂ¡rio de carreira da Economia, ocuparĂ¡ a vaga de Henriques e jĂ¡ estĂ¡ em processo de transiĂ§Ă£o.

Os dois servidores trabalham sob o guarda-chuva da Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento, comandada por Esteves Colnago e que, com a junĂ§Ă£o dos ministĂ©rios da Fazenda e do Planejamento, centralizou a elaboraĂ§Ă£o e a execuĂ§Ă£o do orçamento do governo.

Leia mais na coluna de Malu Gaspar em O Globo

Leia mais

MinistĂ©rio da Economia, de Paulo Guedes, tem mais trĂªs baixas

Foto: Jefferson Rudy/AgĂªncia Senado