Ianomâmis: políticos de Roraima têm elo com garimpo, acusa secretário

"As dificuldades que nós identificamos da área de gestão é resultado desse aparelhamento", disse secretário de Saúde Indígena.

Ianomâmis: políticos de Roraima têm elo com garimpo, acusa secretário

Ednilson Maciel

Publicado em: 08/02/2023 às 09:07 | Atualizado em: 08/02/2023 às 09:07

O secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba, disse que os DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), incluindo o ianomâmi, foram “aparelhados” por políticos do estado.

Ele também afirmou que esses políticos mantêm ligação com garimpeiros. Conforme informações do Uol.

Dessa forma, Tapeba disse:

O que a gente experimentou no DSEI ianomâmi nos últimos anos foi um verdadeiro aparelhamento político, de verdadeiras oligarquias políticas que detém o poder em Roraima. As dificuldades que nós identificamos da área de gestão é resultado desse aparelhamento.

Ainda de acordo com a publicação, o secretário, porém, disse que não poderia citar nomes. Ou dar mais detalhes sobre esse suposto aparelhamento porque a PF (Polícia Federal) já estaria investigando o caso.

Além disso, Tapeba ainda disse que será necessária a instalação de um segundo hospital de campanha na região ianomâmi para atendimento médico aos indígenas, evitando o deslocamento para Boa Vista.

Um plano de infraestrutura para melhorar as condições nas unidades de saúde também será montado.

“Vai resultar numa solução de água para as unidades de saúde, energia elétrica, internet e telefone e melhora nas condições físicas para diminuir a rotatividade de profissionais”.

Leia mais no Uol.

Leia mais

Amazonas manda remédios e alimento para ianomâmis em Roraima

Foto: Reprodução/Twitter