Infecções simultĂ¢neas e mutações do coronavĂ­rus preocupam cientistas

Mas, pesquisdores acreditam que as mutações e os casos da chamada coinfecĂ§Ă£o nĂ£o devem afetar o desempenho das vacinas produzidas atĂ© agora.

Primeira fase da vacinaĂ§Ă£o

Da RedaĂ§Ă£o do BNC AMAZONAS

Publicado em: 31/01/2021 Ă s 10:56 | Atualizado em: 31/01/2021 Ă s 10:56

Infecções simultĂ¢neas e mutações do coronavĂ­rus preocupam cientistas. É que a comunidade cientĂ­fica descobriu que uma pessoa pode ser infectada ao mesmo tempo por diferentes linhagens do coronavĂ­rus.

Mas, pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) acreditam que as mutações e os casos da chamada coinfecĂ§Ă£o nĂ£o devem afetar o desempenho das vacinas produzidas atĂ© agora.

Conforme informações da AgĂªncia Brasil, o virologista e geneticista Rodrigo Brindeiro, da UFRJ, diz que nĂ£o Ă© possĂ­vel confirmar a diminuiĂ§Ă£o da capacidade de resposta dos imunizantes.

ImunizaĂ§Ă£o

O professor sugere, ainda, que o fato dessas linhagens jĂ¡ estarem circulando hĂ¡ algum tempo no Brasil conta favoravelmente para o processo de imunizaĂ§Ă£o.

Outro ponto positivo Ă© o domĂ­nio da tecnologia na produĂ§Ă£o das vacinas, o que facilitaria a adaptaĂ§Ă£o das doses para uma resposta imunolĂ³gica que tambĂ©m fosse eficaz contra as novas variantes. A avaliaĂ§Ă£o Ă© do virologista da UFF, professor Rafael BrandĂ£o.

Riscos

Contudo, BrandĂ£o tambĂ©m afirma que ainda Ă© cedo para concluir os riscos que as novas cepas podem representar.

Os pesquisadores seguem monitorando as mutações e as incidĂªncias delas nas reinfecções.

Ambos ressaltam que a melhor forma de evitar a covid-19 atĂ© a vacinaĂ§Ă£o atingir grande parte da populaĂ§Ă£o Ă© manter as medidas de contenĂ§Ă£o da doença.

Foto: TĂ¢nia RĂªgo/AgĂªncia Brasil