‘Influenciadores’ recebiam dinheiro do governo para defender ‘tratamento precoce’

O valor foi investido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Comunicação (Secom) e inclui R$ 85,9 mil destinados ao cachê de 19 "famosos"

Publicado em: 31/03/2021 às 20:07 | Atualizado em: 31/03/2021 às 20:07

Mais de R$ 1,3 milhão dos cofres do governo federal foram utilizados para pagar ações de marketing com influenciadores para defender o ‘tratamento precoce’ contra covid-19.

O valor foi investido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Comunicação (Secom) e inclui R$ 85,9 mil destinados ao cachê de 19 “famosos” contratados para divulgar estas campanhas em suas redes sociais.

Em janeiro deste ano, a Secom contratou quatro influenciadores, que receberam um montante de R$ 23 mil para falar sobre “atendimento precoce”.

A verba saiu de um investimento total de R$ 19,9 milhões da campanha publicitária denominada “Cuidados Precoces Covid-19”.

Roteiro de ação

No roteiro da ação, obtido pela Agência Pública através de um pedido via Lei de Acesso à Informação (LAI), a Secom orientava a ex-BBB Flávia Viana e os influenciadores João Zoli (747 mil seguidores), Jéssika Taynara (309 mil seguidores) e Pam Puertas (151 mil seguidores) a fazer um post no feed e seis stories —todos no Instagram.

Nas postagens eles deveriam dizer para os seguidores que, caso sentissem sintomas da covid, era “importante que você procure imediatamente um médico e solicite um atendimento precoce”.

No texto-guia, ou briefing, desta ação, os quatro influenciadores foram orientados a posar de maneiras diferentes. Dessa forma, alguns apareciam com a máscara no rosto e álcool gel na mão, outros lavando a mão.

Leia mais

Secom nega ata de reunião com influenciadores

No dia 15 de janeiro de 2021, a Secom realizou uma reunião cujo tópico era “Influenciadores”, segundo agenda do Coordenador-geral de Mídia, Luiz Antônio Oliveira Alves.

A Agência Pública solicitou, por meio da LAI, a ata da reunião. Na resposta, a Secom afirmou que não é de praxe manter ata ou gravação de reuniões, por se tratar de assuntos internos e rotineiro. No entanto, esclareceu que nesta reunião discutiu-se “questões envolvidas no emprego de influenciadores digitais como complemento aos esforços de mídia das ações de divulgação desta secretaria.”

Leia mais no BOL

Foto: Reprodução/Instagram