Inicia pré-cadastro para voluntários participarem de estudo da Butanvac

Não é preciso ser um profissional de saúde para participar do estudo

Inicia pré-cadastro para voluntários participarem de estudos da Butanvac

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 16/06/2021 às 15:04 | Atualizado em: 16/06/2021 às 15:04

O Instituto Butantan abriu hoje (16) o pré-cadastro para voluntários que desejam participar do estudo com a vacina que será produzida totalmente no Brasil, a Butanvac.

Nesse sentido, isso acontece uma semana após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a realização de testes em humanos com a vacina Butanvac.

De acordo com o Correio Braziliense, para a primeira etapa dos testes, que vai avaliar a segurança e qual dose é a mais apropriada para gerar anticorpos, 418 voluntários com mais de 18 anos serão selecionados.

Não é preciso ser um profissional de saúde para participar do estudo.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, explica que não é o instituto quem fará a escolha dos voluntários, mas, sim, os centros de pesquisas que realizarão o estudo junto ao Butantan.

Leia mais

Butanvac, primeira vacina brasileira contra covid, entra em testes

Seleção

“Esse é um pré-cadastro. Os voluntários são selecionados pelos centros que realizarão os estudos. O Butantan faz esse pré-cadastro no sentido de encaminhar as informações de forma detalhada às pessoas interessadas”, explicou.

Contudo, nesta primeira fase de testes, quem conduzirá o estudo é o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto.

Esta é a primeira vez em que a Butanvac será testada em humanos.

Segundo a Anvisa, os testes de fases 1 e 2 da vacina serão feitos com duas doses do imunizante com o intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda doses.

Portanto, para se cadastrar, as pessoas podem encontrar mais informações no site criado pelo Butantan.

Leia mais no Correio Brasiliense.

Foto: Divulgação/Wikipedia