Lula adia viagem à China por tempo indeterminado

O presidente descumpriu recomendações médicas de repouso na sexta-feira (24/3) para tratar de medidas provisórias no Congresso.

Diamantino Junior

Publicado em: 25/03/2023 às 12:52 | Atualizado em: 25/03/2023 às 12:52

Devido a recomendações médicas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou mais uma vez sua viagem à China, e já comunicou às autoridades chinesas sobre o adiamento e seu desejo de remarcar a visita em uma nova data.

Apesar de apresentar melhora clínica após ser diagnosticado com pneumonia, o serviço médico da Presidência da República recomendou o adiamento da viagem até que o ciclo de transmissão viral se encerre.

A médica pessoal do presidente, Ana Helena Germoglio, considerou que ele precisa de mais tempo para se recuperar.

Cerca de 120 empresários ligados ao agronegócio, além de diplomatas e ministros, que já estão na China, foram afetados pelo adiamento da viagem por tempo indeterminado.

O presidente descumpriu recomendações médicas de repouso na sexta-feira (24/3) para tratar de medidas provisórias no Congresso, mas planeja descansar no sábado para tentar se recuperar.

O cardiologista Roberto Kalil Filho atendeu o presidente em Brasília na sexta-feira, mas voltou para São Paulo.

Leia mais

Com pneumonia, Lula adia viagem para China

O presidente passou por exames em fevereiro, incluindo ressonância e radiografia na bacia e coluna lombar, após ter passado por um procedimento médico em São Paulo em novembro do ano passado.

Leia mais na matéria de Manoela Alcântara e Júlia Portela no portal Metrópoles

Foto: Ricardo Stuckert/PR