A disputa por espaço na Esplanada dos Ministérios tem causado atritos dentro do próprio governo Lula, expondo as dificuldades de articulação e a tensão entre aliados do PT. Dois ministros, que ocupam pastas estratégicas, reclamam de supostos ataques vindos de dentro do próprio Palácio do Planalto, atribuídos ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Segundo eles, Padilha estaria por trás de vazamentos prejudiciais, numa tentativa de desestabilizar concorrentes e garantir sua permanência no alto escalão do governo.
Isso porque, com a iminente reforma ministerial, Lula deve mexer na articulação política e pode tirá-lo da Secretaria de Relações Institucionais.
Diante desse cenário, o ministro estaria tentando se viabilizar para comandar outra pasta.
A reforma ministerial ganha ainda mais relevância após a eleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a Câmara e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para o Senado.
Com o Congresso renovado, Lula precisará negociar com os novos líderes e garantir que a base governista esteja alinhada.
Leia mais
Enquanto o governo tenta manter as aparências de unidade, os bastidores mostram um ambiente de desconfiança e disputas internas que podem fragilizar ainda mais a articulação política do Planalto.
Leia mais no Metrópoles
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil