Lula escuta recado do mercado e acena com política industrial

O petista passou a incorporar em seus discursos a necessidade de um novo conjunto de ações com o objetivo de desenvolvimento da indústria do país

stj, governo, lula, lava jato, eua

Ferreira Gabriel

Publicado em: 29/03/2022 às 16:05 | Atualizado em: 29/03/2022 às 16:05

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será o candidato do PT à Presidência da República, tem se esforçado para demonstrar ter entendido os recados que o setor industrial brasileiro.

Dessa forma, ele fez chegar à sua campanha sobre a necessidade de se propor uma política industrial para um eventual futuro governo.

Favorito nas pesquisas de intenção de voto e em uma disputa hoje polarizada com o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que disputará a reeleição, Lula passou a incorporar em seus discursos a necessidade de um novo conjunto de ações com o objetivo de desenvolvimento da indústria do país.

Não há mais discurso do petista que não bata na necessidade de uma “política industrial”. Além disso, sua assessoria tem se dedicado à produção de informes sobre o assunto.

Mensagens

Os primeiros recados de demandas começaram a ser emitidos no fim do ano passado. Um exemplo disso ocorreu durante a visita do governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, ao Brasil, em novembro.

Na época, o argentino se reuniu com empresários da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), e, de lá, partiu para um encontro com o petista, no Instituto Lula, no bairro Ipiranga.

Kicillof veio ao Brasil em busca de acordo com interlocutores do ex-presidente. O recado levado pelo político argentino da Avenida Paulista para o PT indicou o caminho de reaproximação com o setor: “Queremos uma política industrial”, dizia a mensagem.

Lula entendeu que é esse caminho que deve percorrer para reverter o rompimento ocorrido quando seu ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci assinou delação premiada na Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato.

Leia mais no Metropoles

Leia mais

Lula admite que eleição não será tarefa fácil

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil