Lula quer manter tradição de desfile em carro aberto
Equipe de segurança avalia trajeto com carro blindado na posse após bomba encontrada no aeroporto de Brasília

Mariane Veiga
Publicado em: 26/12/2022 às 20:42 | Atualizado em: 26/12/2022 às 21:08
A menos de uma semana da posse, uma etapa emblemática da cerimônia do início do novo governo segue indefinida: o desfile de Lula da Silva (PT) na Esplanada dos Ministérios.
Reportagem de O Globo revela que a equipe de segurança do presidente eleito defende que ele trafegue em carro blindado, mas o entorno mais próximo de Lula diz que ele resiste à ideia.
Dessa forma, Lula prefere manter a tradição e quer percorrer o trajeto em carro aberto no domingo (1º).
Lula estaria disposto a desfilar em carro aberto, mas, para policiais da equipe de segurança, a bomba encontrada no aeroporto de Brasília no sábado influencia neste planejamento, que se molda conforme o cenário.
Portanto, conforme avaliam, o cenário indica que o presidente eleito deve utilizar o carro blindado.
Leia mais
Segurança de Lula foi reforçada para sua estada em Brasília
Caberá ao presidente decidir. Policiais preparam análises técnicas para apresentar as duas possibilidades a Lula: os riscos de fazer o trajeto com carro aberto e a possibilidade de o percurso ser feito em carro blindado.
Se for feito com carro aberto, o trajeto na Esplanada inicia na Catedral de Brasília vai até o Congresso e do Congresso segue até o Palácio do Planalto.
Policiais federais que trabalham na proteção do presidente já tinham identificado o risco antes do episódio da bomba em Brasília e incluíam este tipo de ameaça no planejamento.
O entorno de Lula acredita que, mesmo com a recomendação da Polícia Federal, ele não aceitará desfilar carro blindado pelo perfil popular e pelo desejo de aproximação às pessoas que estarão na Esplanada.
Leia mais em O Globo.
Foto: Agência Brasil