Lula questiona Bolsonaro sobre desemprego no Brasil

Segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego atinge 12,4 milhões de brasileiros

Lula questiona Bolsonaro sobre desemprego no Brasil

Diamantino Junior

Publicado em: 08/02/2022 às 12:27 | Atualizado em: 08/02/2022 às 12:27

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta terça-feira (8). Nas redes sociais, o petista afirmou que o Brasil está desgovernado.

Em seu perfil no Twitter, Lula questionou Bolsonaro sobre o desemprego no país e de que maneira o presidente conseguiria esconder a alta no indicador.

Qual a polêmica vazia, que mentira, qual bobagem no zap o Bolsonaro e sua turma estão espalhando hoje para esconder que milhões estão sem emprego e passando fome enquanto o Brasil está desgovernado?disse o ex-presidente nas redes.

Leia mais

Vice da Câmara diz que aliança Lula-Alckmin reconciliará país 

Segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego atinge 12,4 milhões de brasileiros.

O Brasil apresentou uma redução de 1,5 milhão no trimestre encerrado em novembro, um recuo de 1,6 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior. É a menor taxa desde o trimestre encerrado em janeiro de 2020, quando ficou em 11,4%.

Eleições

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) herdaria 21% dos eleitores que elegeram Jair Bolsonaro (PL) em 2018, se as eleições fossem hoje. Os dados são da pesquisa PoderData realizada de 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

Para chegar a esta informação, a pesquisa perguntou aos entrevistados em que candidato votaram no 2º turno disputado por Bolsonaro e Fernando Haddad (PT). Em seguida cruzou as respostas com as intenções de voto para o 1º turno de 2022. Das pessoas que votaram no presidente, 54% dizem que o escolheriam como candidato nas eleições deste ano.

Já Sergio Moro herda 10% dos votos do presidente. Há também uma fatia de 7% dos eleitores do presidente que hoje votariam branco ou nulo.

No levantamento anterior, realizado de 16 a 18 de janeiro, Bolsonaro mantinha 58% dos votos que o elegeram. Lula e Sergio Moro herdavam, cada um, 12% dos eleitores do presidente.

A pesquisa foi realizada com recursos próprios, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 238 cidades nas 27 unidades da Federação de 31 de janeiro a 1º de fevereiro de 2022. O registro no TSE é BR-09445/2022. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o instituto de pesquisa faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Leia mais no Poder 360

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula