Lula tem três dias para decidir sobre novos cursos de medicina

As graduações de medicina viraram uma “mina de ouro” para mantenedoras de ensino.

Lula tem até dia 5 de abril para decidir sobre novos cursos de medicina

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 02/04/2023 às 15:08 | Atualizado em: 02/04/2023 às 15:11

Em 5 de abril, deixará de valer uma portaria criada pelo ex-presidente Michel Temer, em 2018, que proíbe a abertura de novas vagas e cursos de medicina no Brasil. 

À época, foi uma tentativa de controlar a qualidade da formação de profissionais de saúde, depois de um “boom” no surgimento de faculdades privadas. Como informa o g1.

Sobretudo, a medida tinha duração de cinco anos. Agora, caberá ao Ministério da Educação (MEC) do governo Lula elaborar as próximas normas.

  • De um lado, há entidades que defendem novas graduações apenas em regiões com carência de médicos no Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Do outro, existem grupos a favor de uma liberação geral, sem restrições geográficas.

Precisamos de regras. Se a moratória [suspensão] acabar e ‘porta estiver aberta’, qualquer um vai chegar e entrar no sistema do MEC com requerimento para abrir curso”, diz Júlio Braga, coordenador da Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Nesse sentido, procurada pelo g1, a pasta não havia se pronunciado até a última atualização desta reportagem.

Ainda segundo a publicação, com mensalidades altas (que chegam a R$ 12 mil) e uma importância estratégica no setor de educação, as graduações de medicina viraram uma “mina de ouro” para mantenedoras de ensino.

Por exemplo, no mercado, estima-se que uma única vaga valha R$ 2 milhões.

Leia mais no g1.

Leia mais

De cada 10 médicos formados no Norte, 6 deixam estados 

Foto: Paula Bittar/MS