Lula reafirma que Ucrânia também é culpada por guerra contra Rússia

'A decisão da guerra foi tomada por dois países', disse o presidente

Publicado em: 16/04/2023 às 10:31 | Atualizado em: 16/04/2023 às 10:31

O presidente Lula da Silva (PT) voltou a dizer, nesse domingo, que a Ucrânia também foi responsável pela decisão de entrar em guerra com a Rússia. O presidente falou antes de encerrar a visita a Abu Dhabi, última escala da viagem que teve como destino principal a China.

“A construção da guerra será mais fácil que a saída da guerra. Porque a decisão da guerra foi tomada por dois países. E agora nós estamos tentando construir um grupo de países que não têm nenhum envolvimento com a guerra, que não querem a guerra, que desejam construir paz no mundo, para conversarmos tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia”, declarou o presidente.

Lula disse também que é necessário conversar com os Estados Unidos e com a União Europeia sobre o assunto.

“Temos que ter em conta que é preciso conversar também com os Estados Unidos e a União Europeia. Ou seja, nós precisamos convencer as pessoas de que a paz é a melhor coisa para estabelecer qualquer processo de conversação. Do jeito que está a coisa, a paz está muito difícil”.

O presidente brasileiro defendeu o fortalecimento da governança global e a que as negociações para a paz na Ucrânia sejam conduzidas por um grupo semelhante ao G20 — o grupo que reúne as maiores economias do mundo — envolvendo países neutros na articulação para por fim à guerra, que já dura mais de um ano.

Leia mais em O Globo

Leia mais

Com Lula, Barbalho acerta com China ferrovia de R$ 7 bi no Pará

Foto: Divulgação/ Palácio do Planalto