Lula vence Bolsonaro em todos os cenários e também ganha de Moro

A margem de erro, de acordo com o instituto, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos nos resultados gerais

Diamantino Junior

Publicado em: 22/11/2021 às 18:54 | Atualizado em: 22/11/2021 às 18:54

A pesquisa eleitoral do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira (22), mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente em todos os cenários de primeiro turno. O petista é seguido de perto pelo atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O terceiro lugar foi assumido pelo ex-juiz Sergio Moro (Podemos), que se filiou no último 10.

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, ou seja, quando os candidatos são apresentados para os entrevistados, Lula lidera com 34,9% das intenções de voto. Bolsonaro tem 29,2% e Moro 10,7%.

A margem de erro, de acordo com o instituto, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos nos resultados gerais.

Leia mais

Lula: ‘Não estou preocupado com Moro; ele que precisa se preocupar’

Esta foi a primeira pesquisa do instituto em que o nome de Moro foi considerado. O quarto lugar foi ocupado por Ciro Gomes (PDT), com 6,1%.

Neste cenário, o candidato do PSDB considerado foi o atual governador de São Paulo, João Dória.

Doria disputa com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, as prévias do partido.

No segundo cenário, Leite é considerado como candidato. Nos dois casos são considerados ainda o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e os senadores Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania) e Rodrigo Pacheco (PSD).

A pesquisa foi feita com entrevistas presenciais entre os dias 16 e 19 de novembro em 164 municípios de 26 estados e Distrito Federal. No total, participaram 2020 eleitores. O instituto aponta que o grau de confiança é de 95%.

Segundo turno

Foram testados ainda duas opções de segundo turno, as duas incluindo o ex-presidente Lula. Nos dois cenários testados, o petista venceria tanto Bolsonaro quanto Moro.

Leia mais no UOL

Foto: reprodução