Governo do Maranhão acha rota pela África para trazer respirador da China

A compra dos respiradores foi negociada com uma empresa de Guangzhou, na China

Maranhão rota África respirador

Mariane Veiga

Publicado em: 16/04/2020 às 17:49 | Atualizado em: 16/04/2020 às 17:49

O Governo do Maranhão comprou 107 respiradores que chegaram ao estado por uma rota alternativa.

Segundo a administração estadual, após dificuldades na aquisição dos equipamentos para tratamento de pacientes com coronavírus (covid-19).

A informação foi revelada pela Folha e confirmada à CNN pela assessoria do governador Flávio dino (PCdoB).

Dessa forma, a compra foi negociada com uma empresa de Guangzhou, na China, e enviada à Etiópia.

Do país africano, os respiradores seguiram até São Paulo onde foram transferidos até o Maranhão em um voo fretado.

Em março, o governador havia reservado respiradores de uma fábrica em Santa Catarina, no entanto o Governo Federal bloqueou o pedido para serem distribuídos pelo Ministério da Saúde.

Depois, o estado fez um pedido de 150 respiradores da China, mas a Alemanha fez uma oferta maior pelos equipamentos.

Dessa vez, o governo montou essa estratégia alternativa, via Etiópia, para evitar a concorrência internacional.

Segundo o governo do Maranhão, os respiradores serão distribuídos para as unidades de saúde com maior ocupação de leitos.

Leia na CNN Brasil

 

Leia mais

Ceará não controla isolamento e prevê 250 mortes diárias em maio

 

 

Foto: Divulgação/Gov.Maranhão