Marina Silva reforça núcleo duro do meio ambiente com antigo aliado

O novo secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente trabalhou com Marina Silva nas gestões anteriores do presidente Lula

Publicado em: 14/02/2023 às 10:28 | Atualizado em: 14/02/2023 às 10:34

Número dois no Ministério do Meio Ambiente na passagem anterior de Marina Silva no governo Lula (PT), o biólogo e ambientalista João Paulo Capobianco voltou para trabalhar na pasta.

Ele foi nomeado nesta terça-feira (14) como novo secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva.

Capobianco já vinha atuando informalmente no posto – participou, por exemplo, do anúncio do comitê interministerial de combate ao desmatamento. A nomeação, no entanto, só foi oficializada no “Diário Oficial da União” desta terça.

O cargo, na prática, é uma espécie de “vice-ministro”. Capobianco será responsável por assessorar diretamente as decisões de Marina e representá-la em compromissos. Em viagens ou afastamentos temporários da ministra, também pode assumir o cargo de forma interina.

Segundo escalão ainda indefinido

O nome de Capobianco é o primeiro a compor, oficialmente, o “segundo escalão” do Ministério do Meio Ambiente. As secretarias temáticas da pasta seguiam vagas, sem comandante, até a última atualização desta reportagem.

Pelo organograma vigente até o fim do governo anterior, o MMA tem cinco secretarias: Amazônia e Serviços Ambientais; Áreas Protegidas; Biodiversidade; Clima e Relações Internacionais; Qualidade Ambiental.

A nova gestão ainda não anunciou quem comandará esses setores, e nem se haverá uma reformulação da estrutura do ministério.

Leia mais no G1

Leia mais

Governo envia mil chips com internet a grupos de ajuda aos ianomâmis

Bombeiros do Amazonas presta socorro em incêndio na Colômbia

Foto: Bernard Ferreira/reprodução