MEC retoma programa de pĂ³s-graduaĂ§Ă£o e oferece 3 mil bolsas

Publicado em: 12/09/2019 Ă s 10:01 | Atualizado em: 12/09/2019 Ă s 10:01

O MinistĂ©rio da EducaĂ§Ă£o (MEC) vai retomar as 3.182 bolsas de pĂ³s-graduaĂ§Ă£o, mestrado, doutorado e pĂ³s-doutorado de cursos com as melhores notas pela CoordenaĂ§Ă£o de Aperfeiçoamento de Pessoal de NĂ­vel Superior (Capes).

A retomada das bolsas foi anunciada, na quarta-feira, 11, pelo Ministro da EducaĂ§Ă£o, Abraham Weintraub, ao lado de Anderson Ribeiro Correia, presidente da Capes

Segundo Weintraub, a fonte desse recurso veio dos impostos pagos pela populaĂ§Ă£o, sem dar mais detalhes.

“É do edital que jĂ¡ estava pronto, mas que foi congelado. Estamos antecipando para a populaĂ§Ă£o a soluĂ§Ă£o para estas bolsas. Detalhes temos que esperar o Orçamento Geral da UniĂ£o”, declarou.

A Capes receberĂ¡ o reforço de R$ 600 milhões no orçamento para 2020, o que garante o pagamento destas novas bolsas e das que jĂ¡ estĂ£o ocupadas

Segundo o MEC, a liberaĂ§Ă£o deste recurso vai custar cerca de R$ 22,5 milhões no orçamento deste ano.

Leia mais

Crise no MEC derruba pesquisas e bolsas para mais de 5 mil estudantes

Em tom provocativo, o ministro anunciou: “Para o pessoal que alardeou que acabou a pesquisa no Brasil, vĂ£o ter que se retratar. Acabamos de voltar do MinistĂ©rio Economia, achamos uma soluĂ§Ă£o para um problema e a gente vai retomar as bolsas da Capes para os programas com nota 5, 6 e 7”. As bolsas estĂ£o disponĂ­veis a partir de hoje (quarta-feira, 10) e dependem das universidades para iniciar as implementações.

Fonte: Uol NotĂ­cias

Foto: Marcelo Camargo/AgĂªncia Brasil