Michel Temer não admite transferir controle da Embraer para a Boeing

Publicado em: 29/01/2018 às 13:35 | Atualizado em: 29/01/2018 às 13:35
O presidente Michel Temer afirmou, nesta segunda-feira (29), que vetará a transferência do controle da Embraer para a empresa norte-americana Boeing, caso ela ocorra, conforme foi cogitado por dirigentes da empresa.
“Não vamos abrir mão do controle da Embraer”, garantiu, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Temer disse que é legítimo que a Boeing queira aumentar sua participação, mas não a ponto de ter o controle total da empresa.
Temer comparou a Embraer à Petrobrás. “A Embraer tem uma simbologia muito grande para o país, mais ou menos como a Petrobrás”, disse sem descartar que uma parceria entre a Embraer e a Boeing seja realizada no futuro.
O presidente também defendeu o controle majoritário nacional da empresa em entrevista publicada, nesta segunda, no jornal “Valor Econômico”.
Eletrobrás
Outro tema abordado pelo presidente nas entrevistas foi a privatização da Eletrobrás, que aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “Nós vamos explicar direitinho [aos parlamentares] e certamente vamos ter não só a compreensão, mas o apoio, inclusive dos governadores. Há clima para aprovar isso”, avaliou.
Temer também defendeu o aumento das ações da iniciativa privada na Eletrobrás para atrair cerca de R$ 12 bilhões para os cofres da União.
O presidente citou que estudos apontam que a “descotização” da empresa pode reduzir as tarifas de energia e reiterou que parte do valor arrecadado será utilizado na revitalização do rio São Francisco.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Beto Barata/PR