Militares reprovam administração de Bolsonaro no combate à pandemia

As correntes de militares do país se divide entre os apoiadores do presidente, os independentes e os simpatizantes do vice-presidente Hamilton Mourão. Esse último grupo é bem grande.

Militares reprovam administração Bolsonaro

Ednilson Maciel

Publicado em: 04/05/2021 às 17:45 | Atualizado em: 04/05/2021 às 18:17

Uma parcela significativa dos sócios do Clube Militar reprova a administração do presidente Jair Bolsonaro, especialmente na gestão do combate à pandemia.

Como resultado, a entidade representativa dos oficiais da reserva das Forças Armadas, o Clube Militar está dividido, em relação à administração Bolsonaro.

A princípio, um dos ingredientes desse racha é que o Clube Militar tem hoje três correntes. Conforme informa o Uol.

Em outras palavras, as correntes são os apoiadores de Bolsonaro, os independentes e os simpatizantes do vice-presidente Hamilton Mourão. Esse último grupo é bem grande.

Vários associados não receberam bem a nota divulgada no dia 28 de abril pelo principal dirigente da agremiação, general Eduardo José Barbosa.

Além disso, no documento, ele expressa apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Leia mais

Pesquisa mostra rejeição a militares no governo Bolsonaro

Bolsonarista fanático

Dessa maneira, entre outras coisas, Barbosa endossa no texto a tese falsa de que o artigo 142 da Constituição autoriza a ação dos militares contra o Legislativo e Judiciário como uma espécie de poder moderador.

Por isso, Barbosa é visto por muitos como bolsonarista fanático, que politiza a instituição.

“Ele não tem a mesma liderança para unir o clube que, por sua vez, é, em sua maioria, seguidor do Mourão que, desde algum tempo vem sendo fritado pelo presidente Bolsonaro. Essa é a minha interpretação”, disse o general da reserva Paulo Chagas.

Leia mais no Uol.

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil