Ministério da Saúde define dose de reforço para idosos acima de 70 anos

Além deles, tomarão a terceira dose todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose

Ministério da Saúde define dose de reforço para idosos acima de 70 anos

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 25/08/2021 às 12:20 | Atualizado em: 25/08/2021 às 12:26

O Ministério da Saúde definiu hoje (25) que iniciará, na segunda quinzena de setembro, a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para os idosos acima de 70 anos.

Nesse sentido, tomarão a terceira dose “todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para as pessoas acima de 70 anos vacinados há 6 meses”.

A decisão pela aplicação da dose de reforço foi tomada de forma conjunta na noite de ontem (24). Conforme a Agência Brasil.

Ou seja, em reunião da pasta com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai).

Leia mais

Ministro da Saúde define início da aplicação da terceira dose da vacina

Pacientes “imunossuprimidos

Segundo o G1, as vacinas utilizadas serão, preferencialmente Pfizer, mas também poderão ser utilizadas as vacinas da Astrazeneca e Janssen.

Os pacientes “imunossuprimidos” incluem por exemplo, pessoas com câncer, pessoas vivendo com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, o que deixa o paciente mais suscetíveis a infecções.

Além disso, a pasta informou que a imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da Astrazeneca.

O ministério Marcelo Queiroga também disse que o intervalo entre as doses da Pfizer e da Astrazeneca será reduzido a partir de setembro.

Por exemplo, passará de 12 semanas para 8 semanas.

Lei mais no G1.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil