Ministro da Defesa quer cĂ³digos das urnas eletrĂ´nicas do TSE

Em ofĂ­cio enviado a Edson Fachin, o militar pede que a disponibilizaĂ§Ă£o dos dados seja feita atĂ© 12 de agosto

Publicado em: 02/08/2022 Ă s 16:28 | Atualizado em: 02/08/2022 Ă s 16:36

O ministro da Defesa, general Paulo SĂ©rgio Nogueira, solicitou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acesso ao cĂ³digo-fonte dos sistemas eleitorais usados nas urnas eletrĂ´nicas.

Em ofĂ­cio enviado ao presidente da Corte Eleitoral, Edson Fachin, o militar pede que a disponibilizaĂ§Ă£o dos dados seja feita atĂ© 12 de agosto.

O pedido foi considerado “urgentĂ­ssimo” por Nogueira, que cita o “exĂ­guo tempo disponĂ­vel” atĂ© o dia da votaĂ§Ă£o. A solicitaĂ§Ă£o foi feita dez meses depois do TSE ter aberto o cĂ³digo-fonte das urnas Ă s entidades fiscalizadoras, como as Forças Armadas. O TSE deverĂ¡ responder o ofĂ­cio em breve.

“Solicito a Vossa ExcelĂªncia a disponibilizaĂ§Ă£o dos cĂ³digos-fontes dos sistemas eleitorais, mais especificamente do Sistema de ApuraĂ§Ă£o (SA), do Sistema de VotaĂ§Ă£o (VOTA), do Sistema de Logs de aplicações SA e VOTA e do Sistema de TotalizaĂ§Ă£o (SisTot), que serĂ£o utilizados no processo eleitoral de 2022”, pediu Nogueira.

Leia mais

Ministro da Defesa insiste em pressionar o TSE sobre votaĂ§Ă£o

Desde outubro de 2021, o TSE disponibiliza acesso aos sistemas citados pelo ministro da Defesa a qualquer entidade fiscalizadora, o que inclui os militares, partidos polĂ­ticos, o MinistĂ©rio PĂºblico e a Ordem dos Advogados do Brasil. Tradicionalmente, a fiscalizaĂ§Ă£o dos cĂ³digos-fontes ocorria nos seis meses que antecedem as eleições. O TSE, porĂ©m, ampliou o prazo para um ano em 2021.

De acordo com o UOL, atĂ© o momento, a Controladoria-Geral da UniĂ£o, o MinistĂ©rio PĂºblico Federal, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o Senado Federal jĂ¡ fiscalizaram o cĂ³digo-fonte.

O Partido Verde e o Partido Liberal, em que Jair Bolsonaro Ă© filiado, estiveram na Corte no ano passado, mas nĂ£o fiscalizaram os cĂ³digos. O PTB fiscaliza nesta semana e a PolĂ­cia Federal estĂ¡ prevista para visitar o tribunal entre os dias 22 a 26 de agosto.

Dessa forma, o novo ofĂ­cio enviado por Nogueira se soma Ă  troca de correspondĂªncias entre o ministro da Defesa e o presidente do TSE, Edson Fachin.

A cobrança tambĂ©m amplia a tensĂ£o entre os militares e a Corte, que se encontra no centro de questionamentos movidos por aliados do presidente.

Ontem, o engenheiro Carlos Rocha, que preside o Instituto Voto Legal e representou o PL de Bolsonaro em reuniĂ£o do TSE com tĂ©cnicos das entidades fiscalizadoras, enviou uma sĂ©rie de perguntas por escrito e chegou a pedir uma reuniĂ£o exclusiva apenas entre o partido do presidente e o TSE.

Fontes de outros partidos que estavam na reuniĂ£o avaliaram que o desempenho de Rocha foi ruim e afirmaram que ele demonstrou ter a intenĂ§Ă£o de causar algum “embaraço” ao TSE. Segundo uma fonte, a participaĂ§Ă£o do representante do PL causou desconforto nos demais presentes.

Leia mais no UOL.

Foto: DivulgaĂ§Ă£o