MP investiga chacina no Rio em que Bope/PM é suspeito
Até hoje já foram encontrados 11 corpos de moradores jogados em manguezais

Ferreira Gabriel
Publicado em: 22/11/2021 às 18:29 | Atualizado em: 22/11/2021 às 18:29
O MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) abriu uma investigação para apurar as circunstâncias que levaram à morte de ao menos 11 pessoas durante uma operação policial no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Desde o início da manhã, moradores vem resgatando corpos de pessoas mortos do manguezal localizado às margens da comunidade.
A Polícia Militar afirma que as vítimas morreram em um confronto, ocorrido em uma operação realizada um dia após a morte de um policial. Mas os relatos dos moradores contradizem a versão oficial.
Durante o fim de semana, o Bope (Batalhão de Operações Especiais) —tropa de elite da PM do Rio— fez incursões na comunidade.
A operação tinha como objetivo encontrar um dos supostos responsáveis pela morte do sargento da PM Leandro Rumbelsperger da Silva, 40 anos, baleado durante operação na região na manhã de sábado (20).
Segundo o MP-RJ, a 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Niterói e São Gonçalo, instaurou um PIC (Procedimento Investigatório Criminal) próprio para investigar a operação —que foi comunicada pela PM, como determina decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).
Um perito do MP irá acompanhar os exames de necropsia das vítimas no IML (Instituto Médico-Legal).
Leia mais no UOL
Leia mais
Bolsonaro ouve sugestão sobre Hitler para educação e não contesta
Foto: Reprodução/ TV Globo