Novo ensino médio em 2022 vai iniciar de maneira desigual pelo país
Cada estado é responsável pela elaboração do seu currículo: precisa definir como vai colocar em prática a BNCC

Ednilson Maciel
Publicado em: 10/10/2021 às 17:20 | Atualizado em: 10/10/2021 às 17:20
O novo ensino médio a partir de 2022 em escolas públicas e privadas deverá começar de maneira desigual pelo país. Por exemplo, pela carga horária, que sobe de 4 para 5 horas diárias.
De acordo como G1, os principais pontos do novo ensino médio são:
- Sabe aquele modelo tradicional de aprender só sobre matemática na aula de matemática, só sobre português na aula de português? Não será mais assim: as disciplinas precisarão “se conversar”, em vez de ficarem separadas em “gavetinhas” distintas.
- O tempo de permanência na escola aumentará de 4 para 5 horas diárias. O objetivo é que a carga horária cresça progressivamente para haver mais colégios em tempo integral (com 7 horas diárias).
- Cada estudante poderá montar seu próprio ensino médio, escolhendo as áreas nas quais se aprofundará. A intenção é que sejam três anos de estudo com: conhecimentos básicos de cada disciplina + conteúdos focados nos objetivos pessoais e profissionais dos alunos.
- Foi criado o chamado “projeto de vida”: um componente transversal que será oferecido nas escolas para ajudar os jovens a entender suas aspirações.
- Atenção: nenhuma disciplina vai sumir do currículo. Pelo contrário: todas elas deverão ser oferecidas seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – um documento que estabelece as habilidades e matérias que precisam ser ensinadas a todos.
Conforme a matéria, o início, entretanto, vai variar de um estado para outro.
Contudo, nem todos os estados decidiram o que oferecer aos alunos.
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Foto: Lucas Silva/Secom