O que se sabe sobre remédio contra covid que reduz internações e mortes
O medicamento ainda não está à venda

Publicado em: 01/10/2021 às 12:40 | Atualizado em: 01/10/2021 às 12:40
A farmacêutica MSD anunciou, nesta sexta-feira (1º), que seu remédio experimental contra a Covid-19, o molnupiravir, reduziu as hospitalizações e mortes em pessoas no início da infecção com o coronavírus. O medicamento ainda não está à venda.
Os resultados ainda não foram avaliados por outros cientistas nem publicados em revista científica.
Sobre o remédio
Em suma, o comprimido age interferindo com uma enzima que o coronavírus usa para copiar seu código genético e se reproduzir. Ele mostrou atividade semelhante contra outros vírus.
O que se sabe até agora é que, nos testes, pacientes que receberam o molnupiravir em até 5 dias após o início dos sintomas da Covid tiveram cerca de metade da taxa de hospitalização e morte em relação aos pacientes que receberam um comprimido inativo.
A eficácia do medicamento não foi afetada pelo tempo de início dos sintomas – dentro desses 5 dias – ou por fatores de risco.
O medicamento também não funciona em pacientes graves.
Além disso, a MSD informou que, “com base nos participantes com dados de sequenciamento viral disponíveis (aproximadamente 40% dos participantes), molnupiravir demonstrou eficácia consistente nas variantes virais Gama, Delta e Mu”.
Leia mais no G1
Leia mais
Anvisa recebe pedido de uso emergencial de novo remédio contra covid
Foto: Merck & Co.via AP