OAB cobra explicações de Bolsonaro por ‘sistema próprio de informações’

Bolsonaro fez a declaração em reunião interministerial de 22 de abril. Pela lei, nenhum presidente pode ter um aparato pessoal, particular, de informação

Bolsonaro fraude eleições 2018

Ferreira Gabriel

Publicado em: 24/05/2020 às 08:54 | Atualizado em: 24/05/2020 às 08:54

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, cobrou explicações sobre as afirmações feitas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Sobretudo de que ele tem um sistema próprio de informações.

“O presidente deve sérias explicações à nação sobre esse sistema paralelo de informações que diz possuir, que aparentemente tem sido usado para vazar investigações em curso sobre sua família e amigos. o uso da função pública para interesses particulares fere os princípios da impessoalidade e da moralidade”, afirmou Santa Cruz.

As afirmações questionadas pela OAB foram feitas na reunião ministerial de 22 de abril. A gravação da reunião foi divulgada nesta sexta-feira, dia 22. Esta, portanto, faz parte do inquérito que apura supostas tentativas de Bolsonaro de interferir na Polícia Federal.

Na reunião, o presidente não explicou ao que se referia quando falou sobre um sistema particular de inteligência. Bolsonaro disse que não iria esperar seus familiares e amigos serem prejudicados. Além disso ele afirmou que trocaria alguém da segurança “na ponta da linha”. Ou, se não conseguisse, trocaria o chefe ou o ministro.

“Sistemas de infomações: o meu funciona. o meu particular funciona. os ofi… que tem oficialmente, desinforma. e voltando ao … ao tema: prefiro não ter informação do que ser desinformado por sistema de informações que eu tenho”, afirmou Bolsonaro na reunião.

Leia mais no G1

 

 

Foto: Marcos Corrêa/PR

 

 

Leia mais

“Moro, tá decidido. Valeixo sai”, disse Bolsonaro antes da reunião do vídeo