Papa passa por dois episĂ³dios de insuficiĂªncia respiratĂ³ria aguda

A ventilaĂ§Ă£o mecĂ¢nica nĂ£o invasiva foi retomada.

Papa passa por dois episĂ³dios de insuficiĂªncia respiratĂ³ria aguda

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas*

Publicado em: 03/03/2025 Ă s 16:35 | Atualizado em: 03/03/2025 Ă s 16:35

O papa Francisco teve hoje (3) dois episĂ³dios de insuficiĂªncia respiratĂ³ria causados pelo acĂºmulo de muco, que foi aspirado em ambas as ocasiões.

Conforme o Vatican News, a ventilaĂ§Ă£o mecĂ¢nica nĂ£o invasiva foi retomada. Francisco permaneceu sempre vigilante.

Boletim

Eis o boletim vespertino de hoje, publicado pela Sala de Imprensa da Santa SĂ© sobre as condições de saĂºde do papa Francisco:

“No dia de hoje, o santo padre apresentou dois episĂ³dios de insuficiĂªncia respiratĂ³ria aguda, causados por um significativo acĂºmulo de muco endobrĂ´nquico e consequente broncospasmo.

Portanto, foram realizadas duas broncoscopias com a necessidade de aspiraĂ§Ă£o de secreções abundantes. No perĂ­odo da tarde, foi retomada a ventilaĂ§Ă£o mecĂ¢nica nĂ£o invasiva.

O santo padre permaneceu sempre vigilante, orientado e colaborativo. O prognĂ³stico permanece reservado.”

Segundo informado, os valores das anĂ¡lises de sangue permanecem inalterados, revelando a ausĂªncia de leucocitose.

Um dado positivo, pois mostra que nĂ£o hĂ¡ uma nova infecĂ§Ă£o, mas que o acĂºmulo de muco Ă© consequĂªncia da pneumonia.

As duas crises de hoje foram provocadas pela reaĂ§Ă£o dos brĂ´nquios, que tentaram expelir o muco acumulado para eliminar as bactĂ©rias.

O quadro das condições clĂ­nicas do papa continua, portanto, complexo, com uma situaĂ§Ă£o sujeita a criticidades, como as que ocorreram nesta tarde.

*Com informações do Vatican News.

Leia mais

Papa: ‘no momento o prognĂ³stico Ă© reservado’, diz site do Vaticano

Foto: getty imagens.divulgaĂ§Ă£o