PCC e CV desafiam polícia e impõem regras em Porto Velho 

Situação se agravou quando surgiu outra facção e começou a crescer, aliando-se ao PCC. Aí, o CV reagiu contra os dois 

pcc, cv, policia, porto velho

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 27/11/2022 às 19:16 | Atualizado em: 27/11/2022 às 19:16

O PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho), duas das maiores facções criminosas do país, tiram o sossego da população de Porto Velho (RO) em desafio à polícia do estado. 

Além da tradicional disputa por território, elas impõem regras para moradores de condomínios como, por exemplo, identificar-se ao entrar às residências e suspender aulas de faculdades. 

De acordo com reportagem de Caê Vasconcelos, do UOL, o estado de Rondônia é rota de transporte de drogas e vem sendo palco da disputa territorial entre as duas facções. 

Os principais pontos da guerra entre o crime organizado são dois condomínios localizados na periferia da zona leste de Porto Velho, capital rondoniense: Morar Melhor e Orgulho do Madeira.

Neles, os criminosos chegaram ao ponto de estabelecer regras de conduta, como exigir que motoristas abaixem o vidro do carro para entrar em regiões ou “respeitar o dia de culto”.  

Até faculdades deixaram de ter aulas por algumas semanas em razão do conflito entre as facções na capital do estado.

Faculdade 

Professores da Unir (Universidade Federal de Rondônia) disseram ao UOL Notícias que se preocupam com a segurança do campus e dos alunos e alunas que moram na região do conflito.

Conforme os professores, nem a imprensa local consegue cobrir a situação por medo de represálias.  

De acordo com o promotor Fábio Casaril, que investiga o crime organizado pelo Gaeco (Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do MP-RO (Ministério Público de Rondônia), a disputa entre as facções é territorial.  

“Essa guerra de facções não é de hoje, vem de longa data. É uma disputa de regiões da cidade. Temos alguns condomínios populares habitacionais que são disputados pelo CV, como o Orgulho do Madeira, e o Morar Melhor, ocupado pelo PCC e PCP [Primeiro Comando do Panda]”, disse em entrevista ao UOL Notícias.

Regras de uma das facções em Porto Velho

Rota do tráfico  

Casaril explica também que a região é rota do tráfico de drogas, principalmente de cocaína, pela proximidade com a Bolívia, que, segundo investigações do Gaeco, é um dos principais países produtores da droga na América do Sul, ao lado de Colômbia e Peru.  

“Somos um estado que faz fronteira com a Bolívia —e é uma fronteira seca, gigante, que não consegue ser monitorada em tempo real. Então é rota. Já investigamos que a droga passa aqui para ir para o Nordeste e para o Sudeste, para os grandes traficantes, e para o mercado local, com os pequenos traficantes”, disse o promotor.  

O conflito nos condomínios começou com mais intensidade, afirma Casaril, há cerca de três anos. “Ficou mais forte quando a PCP surgiu e começou a crescer, se aliando ao PCC. O CV ficou com receio de perder território e se virou contra o PCP e o PCC”, detalha. 

Leia mais no UOL 

Fotos: reprodução 

Tags